segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comentário crítico a partir da intervenção da Profª. Drª. Elba Siqueira de Sá Barreto.


            No seu artigo, a Profª. Drª. Elba Siqueira de Sá Barreto faz uma leitura de vários artigos e teses já escritas sobre o tema Ciclos e progressão continuada.
Ela faz uma análise e retrospectiva histórica da implantação dos ciclos na cidade de São Paulo, Porto Alegre e Minas Gerais.  A implantação nestes locais foram por governos de esquerda que tinham como política acabar com a exclusão que deixava alunos fora da escola.
Neste artigo o que mais nos chamou a atenção foi que os governos que implantam os ciclos apresentam em sua maioria as mesmas justificativas, mas não asseguram as condições para que a implantação seja bem sucedida.
A introdução dos ciclos não são apenas detalhes no funcionamento da escola, mas uma profunda modificação em sua cultura.  Por isso toda a comunidade escolar deve ser envolvida e participar do processo. É muito comum ouvirmos dos pais e professores que o modelo antigo onde os alunos eram avaliados por nota e ficavam retidos era melhor, que os alunos respeitavam os professores, que hoje é tudo uma bagunça, porque eles (alunos) devem se esforçar se vão “passar de ano do mesmo jeito”.
Acreditamos que para que a implantação dos ciclos tenham sucesso  e se consolidem como uma prática inovadora na educação é necessário que um conjunto de medidas sejam aplicadas e sejam empreendidos esforços e um amplo debate seja desenvolvido com a comunidade.

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