A intervenção do Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho, durante a aula da
Profa. Marília foi muito pertinente e esclarecedora sobre Ciclos e Progressão
Continuada.
Ele destaca em sua fala um conjunto de medidas que deveriam ser tomadas
para que o sistema de ciclos e progressão continuada tenha sucesso, tais como:
Salas com 25 alunos, máximo 30, especialmente nas séries iniciais, quando os
alunos estão sendo alfabetizados; Programa de formação continuada para os
professores; Plano de carreira e bons salários para os professores.
Pelo que vimos Ciclos não são novidades na educação Brasileira, essa
questão já vem sendo discutida a décadas e foi implantada em 1960/1970. Então porque este descaso com educação, visto que na década de 90, a implantação dos ciclos
e progressão continuada, foi imposta de cima pra baixo, sem formação necessária
para que os professores abraçassem a causa e assim a empreitada teria mais
qualidade e sucesso. Não dá pra esperar êxito com salas super lotadas e
péssimas condições de trabalho para o professor.
Em termos de números e estatísticas a implantação dos ciclos pode ser
considerada um sucesso, mas em termos de qualidade, acreditamos que só iremos
alcançar níveis bons de ensino quando as medidas citadas pelo prof. Dr. João
Cardoso P. Filho tenham sido efetivamente implantadas e levadas a sério pelo
poder público. Até lá continuaremos sendo expectadores da triste realidade em
que crianças chegam ao ensino fundamental II ou até mesmo o ensino médio como
analfabetos funcionais. Claro que temos exemplos isolados maravilhosos, como o
apresentado na aula sobre a escola de Diadema, que tem o mérito exclusivo dos
dedicados professores e coordenadores, para mudar a realidade. Mas não podemos
esperar só dedicação dos professores, que muitas vezes fazem duplas ou triplas
jornadas para ganharem um salário melhor.
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