quarta-feira, 18 de maio de 2011

Contos de fada




Os contos de fadas fazem com que as crianças associem a vida real ao seu cotidiano e a partir dele pode-se questionar o aluno e ensiná-lo a pensar e são um modelo que as crianças seguem e aprendem o que é positivo (amar) e negativo (odiar), que é um paradigma, pois as crianças precisam de impactos e estímulos negativos e positivos, pois incita suas ações.
Os reforços positivos e negativos dos contos são incentivos onde o educador trace  estratégias  para trazer conhecimentos .
Colocar a criança em “cena” e induzí-la pra que ela faça parte das histórias dos contos tradicionais faz  com ela seja estimulada, pois através deles se descobre, se identifica  e reconhece o mundo.
Envolve-la como parte de um mundo de fantasias estimula imaginação, a transforma e a faz ter referências através da observação, da criação incluindo valores  importantes em sua vida em desenvolvimento.
Toda criança precisa de felicidade e realização ao aprender, é necessário que ela seja fisgada e envolvida. É necessário propor novas experiências, mudar a proposta e o planejamento caso necessário e de acordo com o interesse.
Na era informatizada a criança não tem parceiro e não compartilha. Fazer com que ela interaja faz com que aprenda a conviver em grupo e a faz perceber o mundo não e é possível analisá-la. 
O mundo lúdico é um agente  transformador, mais necessita ser usado de uma forma simples, com conteúdo de importância que acrescente informações e experiências próximas a realidade. Os contos de fadas podem ser experimentados tornam-se desafios e iscas que possibilitem-na a experimentar  e trocar experiências. O lúdico transforma-se em um gancho para o imaginário.
A criança que faz parte do mundo de fantasias e participa de atividades criativas e estimulantes aprofunda a compreensão do seu “eu”, cria conceitos. O educador deve ser observador e criar situações  que permitam a construção e a desconstrução de conteúdos e projetos interagindo e brincando, pois não existe adulto criativo se não se permitir fazer parte deste “universo” e permitir que os alunos questionem. Os alunos que pensam necessitam ser provocados para que sejam descobertos e respeitados ao desenvolver suas habilidades criando seu  próprio “universo de fantasias”.  


 texto: próprio
 imagem: http://vitoriamanuella.blogspot.com/2010/11/conto-de-fadas.html

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