Os contos de fadas fazem com que as crianças
associem a vida real ao seu cotidiano e a partir dele pode-se questionar o
aluno e ensiná-lo a pensar e são um modelo que as crianças seguem e aprendem o
que é positivo (amar) e negativo (odiar), que é um paradigma, pois as crianças
precisam de impactos e estímulos negativos e positivos, pois incita suas ações.
Os reforços positivos e negativos dos
contos são incentivos onde o educador trace
estratégias para trazer
conhecimentos .
Colocar a criança em “cena” e induzí-la
pra que ela faça parte das histórias dos contos tradicionais faz com ela seja estimulada, pois através deles se
descobre, se identifica e reconhece o
mundo.
Envolve-la como parte de um mundo de
fantasias estimula imaginação, a transforma e a faz ter referências através da
observação, da criação incluindo valores
importantes em sua vida em desenvolvimento.
Toda criança precisa de felicidade e
realização ao aprender, é necessário que ela seja fisgada e envolvida. É
necessário propor novas experiências, mudar a proposta e o planejamento caso
necessário e de acordo com o interesse.
Na era informatizada a criança não
tem parceiro e não compartilha. Fazer com que ela interaja faz com que aprenda
a conviver em grupo e a faz perceber o mundo não e é possível
analisá-la.
O mundo lúdico é um agente transformador, mais necessita ser usado de
uma forma simples, com conteúdo de importância que acrescente informações e
experiências próximas a realidade. Os contos de fadas podem ser experimentados tornam-se
desafios e iscas que possibilitem-na a experimentar e trocar experiências. O lúdico transforma-se
em um gancho para o imaginário.
A criança que faz parte do mundo de
fantasias e participa de atividades criativas e estimulantes aprofunda a compreensão
do seu “eu”, cria conceitos. O educador deve ser observador e criar situações que permitam a construção e a desconstrução de
conteúdos e projetos interagindo e brincando, pois não existe adulto criativo
se não se permitir fazer parte deste “universo” e permitir que os alunos
questionem. Os alunos que pensam necessitam ser provocados para que sejam
descobertos e respeitados ao desenvolver suas habilidades criando seu próprio “universo de fantasias”.
texto: próprio
imagem: http://vitoriamanuella.blogspot.com/2010/11/conto-de-fadas.html
texto: próprio
Nenhum comentário:
Postar um comentário