segunda-feira, 9 de maio de 2011

O educador e seu papel na inclusão



                  O educador é o agente de transformação e de multiplicação. Não lhe compete ensinar apenas a sua especialidade, compete-lhe entender que o homem não foi criado para ficar à sombra da realização de outros homens. Com habilidade, ensinará seus alunos a serem receptivos às realidades que lhes serão apresentadas pela vida.
                  Ao educador é indispensável ter a palavra justa e firme. Essa palavra de esclarecimento e orientação, será forte na sua postura de apoio ante as dificuldades do aprendizado dos seus alunos.
                  Todos os professores que trabalham com alunos especiais precisam ter conhecimento de suas necessidades e os próprios alunos também devem ter conhecimento delas. Quanto aos colegas, devemos deixar à critério do aluno se quer ou não comentar com alguém.

                  Seguem algumas características que os professores podem usar em seu dia a dia para identificação de problemas que devem ser encaminhados à orientação educacional e algumas atitudes que devem tomar para ajudar aos alunos e ao desenvolvimento do trabalho do professor.

DISLEXIA
Os alunos com dislexia apresentam sinais comuns como
  • Nível de leitura abaixo do esperado para seu ano
  • Dificuldades em soletrar palavras e em sequenciação de letras em palavras
  • Não gosta de ler em voz alta
  • Dificuldades em interpretar textos, organizar a escrita, aprender outros idiomas
  • Dificuldades de planejar e organizar tarefas
  • Dificuldades com figuras geométricas e mapas
  • Dificuldades em memorizar

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO-HIPERATIVIDADE (TDAH)
Os alunos com TDAH apresentam os seguintes sinais comuns
·         Tem dificuldade para manter a atenção em tarefas, detalhes ou jogos
·         Parecem não escutar quando lhe dirigem a palavra (as mães acham até que a criança parece surda)
·         Não seguem instruções e não terminam as tarefas
·         Tem dificuldades em organizar tarefas e atividades
·         Apresentam esquecimento nas atividades diárias – quando recebem um recado, dificilmente transmitem corretamente.

HIPERATIVIDADE
·         Agita as mãos ou os pés, ou se remexe na carteira
·         Levanta constantemente da carteira
·         Fala em demasia
·         Dá respostas antes de ouvir a pergunta inteira
·         Não espera sua vez
·         Baixa tolerancia à frustração
·         Dificuldade em controlar suas emoções
·         Apresenta prejuízo na memória imediata

DÉFICIT DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL – DPAC
Sintomas comuns
·         Problemas de fala envolvendo sons
·         Dificuldades em compreender em ambientes ruidosos
·         Dificuldades em entender palavras com duplo sentido
·         Dificuldades em compreender o que lê
·         Distração frequente

SÍNDROME DE DOWN
Sintomas comuns
·         Dificuldades de audição e visão
·         Dificuldades no discurso da linguagem
·         Curta capacidade de concentração e atenção
·         Difuldades em seguir sequencias
·         Déficit de memória auditiva recente
·         Atraso no desenvolvimento motor

COMO TRATAR UM ALUNO ESPECIAL
1.      A rotina deve ser organizada
2.      Focalizar mais o processo (compreensão de um conceito) do que o produto (realização de 30 exercícios)
3.      Usar linguagem direta, clara e objetiva quando falar com o aluno
4.      Pedir para o aluno usar régua para orientar sua leitura
5.      Falar olhando diretamente para ele ao passar intruções verbais
6.      Traga-o para perto de você. Tè-lo próximo à lousa ou à mesa do professor facilita o acompanhamento e orientação
7.      Usar prática de tarefas dirigidas (passo a passo)
8.      Verifique discretamente se ele demonstra estar atento à sua explicação. Mexa-se, gesticule para chamar sua atenção.
9.      Evite punir o aluno caso não termine a tarefa. Instrua-o a terminar depois e lhe apresentar no próximo tempo. Cobre.
10.  Observe se as instruções para uma tarefa foram compreendidas
11.  Colocar os avisos com datas e prazos
12.  Verifique se o aluno fez as anotações da lousa corretamente
13.  Observe seu relacionamento com os colegas
14.  Estimule-o, incentive-o para que ele se sinta capaz e seguro
15.  Sugira-lhe atalhos, jeitos de fazer, associações, que o ajudem a lembrar-se de executar atividades ou resolver problemas
16.  Não peça para fazer coisas que o deixem inseguro, na frente de colegas,

QUANTO À AVALIAÇÃO
·         Ao empregar falso-verdadeiro
Evite o uso da negativa e também expressões absolutas
Construa as afirmações com bastante clareza
Inclua somente uma ideia em cada afirmativa
·         Ao empregar questões de associações
Trate de um só assunto em cada questão
Redija cuidadosamente os itens para que o aluno não se atrapalhe com eles
·         Ao usar lacunas
Faça com que a lacuna corresponda palavra ou expressão significativa, que envolva conceitos e conhecimentos básicos e essenciais
Conserve a terminologia do livro adotado ou no registro feito em aula
·         Elabore enunciados com textos curtos, com linguagem objetiva, direta (sem sentido duplo)
·         Recorra a símbolos, sinais, gráficos, desenhos, que possam fazer referência aos conceitos trabalhados.
·         Se utilizar figuras, fotos ou imagens, cuidar para que haja exata correspondência entre o texto escrito e a imagem.
·         Leia a prova em voz alta, antes de iniciá-la
·         Não elabore provas que privilegiem a memorização de nomes e datas
·         Privilegie a avaliação de conceitos e de habilidades e não de definições
·         Dê-lhe mais tempo para realizar a prova
·         Possibilite-lhe fazer a prova num outro ambiente da escola – sala de orientação
·         Se as avaliações forem as mesmas dos demais colegas, leia (você mesmo) os enunciados em voz alta, certificando-se de que o aluno compreendeu as questões.
·         Ao corrigir as avaliações, valorize não só o que está explícito como também o implícito e adapte os critérios de correção para sua realidade
·         Não registre a nota sem antes retomar a prova com o alunoe verificar, oralmente, o que ele quis dizer com o que escreveu (se a resposta não ficou muito clara)


Maria Regina Tappis Dias
Março/2011



Um comentário:

  1. Maria Regina Tappis sou a Verinha da Metodista, quero seu contato para encontrarmos com a turma meu telefone 281-9596 e meu e-mail psiclu56@yahoo.com.br;;;;entre em contato tá
    bjs..te aguardo
    Verinha

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