quarta-feira, 18 de maio de 2011

Problemas contemporâneos – desafios para a escola


Paulo Freire defende que “formar um aluno é muito mais que treinar e depositar conhecimentos simplesmente e, ainda que, para formação, necessitamos de ética e coerência que precisam estar vivas e presentes em nossa prática educativa, pois esta faz parte de nossa responsabilidade como agentes pedagógicos”, considerando essa afirmação refletimos sobre nosso período acadêmico, no qual sempre fomos estimulados como agentes transformadores, a pensar a educação de forma diferente, considerando o ser humano além do aluno e nosso papel social diante dele.
A educabilidade é a possibilidade de um ser humano aprender e se modificar, porém, para isso é necessário um agente motivador que faça o educando se perceber como cidadão e manifestar-se como tal em busca de suas crenças, na luta pela liberdade que só é possível através da educação.
O pedagogo deve estimular em seus educandos a autonomia e, como dito por Paulo Freire, “Saber despertar no aluno a curiosidade, a busca do conhecimento, a necessidade de aprender de forma crítica”, transformando seus alunos em seres críticos, cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões a partir de seus próprios pensamentos e desejos, transformando assim, a sociedade em que atua. Como já citamos em outro momento, quando a gente muda, sempre alguma coisa muda com a gente.
O educador e educando devem assumir um papel ativo e compreender seu papel além das quatro paredes, refletindo sobre a troca constante entre eles. Aprender e ensinar são uma troca, ambos devem manter sua mente aberta para receber a todo instante. Ainda refletimos que o professor de educação infantil tem um papel muito especial em sua jornada, pois suas atitudes são observadas e repetidas pelos alunos, que levarão consigo essas lições por toda a vida e que permitirão a formação de um alicerce forte, de um cidadão diferenciado, desde que esse educador seja um fomentador de conhecimento, um facilitador da educabilidade e não um depositário.

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