“Entendemos que a integração se faz
muito importante quando traz elementos que relacionam o aprendizado ao
cotidiano dos alunos. Todo ensino deve ter significado para atingir seus
objetivos. A integração aliada ao lúdico, é sim muito bem-vinda.”
“O instinto da
criança sempre leva a brincar. O papel do professor nesse contexto
é mostrar que aprender pode ser divertido, como em uma aula de matemática,
que podem ser utilizados elementos lúdicos como o brincar de boliche ou
amarelinha, e que algumas brincadeiras acontecerão em local e horário adequado,
mas nunca afirmando que a brincadeira impede a aquisição de determinados
conhecimentos. O educador deve estar constantemente atualizado, em busca
de novidades em livros, seminários, workshops, trocando idéias com colegas da
mesma profissão e pedindo opinião de outros profissionais. Sempre que debatemos
algum tema em grupo, saímos daqui com alguma idéia nova para lidarmos com
alguns conflitos. Até mesmo nós, adultos, nos atraímos por conteúdos mais
interativos/divertidos. Em palestras com "depósito bancário" de
conhecimento, nos sentimos cansados e não absorvemos tanto conteúdo, em
contraposição aos conteúdos em que são exibidos vídeos que ratifiquem o tema
abordado, músicas, vivências, entre outros, melhorando nosso interesse e
fixação no assunto”.
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